" Céu e Inferno"

Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta, foi procurar um sábio monge em busca de respostas para as suas dúvidas.

- Monge - disse o samurai com o desejo sincero de aprender - ensina-me sobre o céu e o inferno.

O monge, de pequena estatura e muito franzino, olhou para o bravo guerreiro e, simulando desprezo, disse-lhe:

- Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma, você está imundo. O seu mau cheiro é insuportável. Ademais, a lâmina da sua espada está enferrujada. Você é uma vergonha para a sua classe.

O samurai ficou enfurecido. O sangue subiu-lhe ao rosto e ele não conseguiu dizer nenhuma palavra, tamanha era sua raiva. Empunhou a espada, ergueu-a sobre a cabeça e preparou-se para decapitar o monge.

- Aí começa o inferno - disse-lhe o sábio mansamente.

O samurai ficou imóvel. A sabedoria daquele pequeno homem impressionara-o. Afinal, arriscou a própria vida para lhe ensinar sobre o inferno. O bravo guerreiro baixou lentamente a espada e agradeceu ao monge pelo valioso ensinamento. O velho sábio continuou em silêncio. Passado algum tempo o samurai, já com a intimidade pacificada, pediu humildemente ao monge que lhe perdoasse o gesto infeliz. Percebendo que seu pedido era sincero, o monge falou-lhe:

- Aí começa o céu.


Este texto foi-me enviado pelo amigo Gustavo Leal. Obrigado.

(Imagem: "O Juízo Final", pintura a óleo da colecção The Bridgeman Art Library. Fotografia de Conrad Meyer)

Comentários

Anónimo disse…
o Osho tem óptimos textos destes no seu livro, "Tarot de Transformação". Aliás, lá tem uma muito parecida com esta. Relembro-me também de outra, referente à carta "Energia".
Marco aconselho-te a dar uma vista de olhos..
É lindíssima...
Abraço DeTigre Lu(as
papoila disse…
bonita história para nos ilustrar como o nosso emocional por vezes funciona..para reflctir

Mensagens populares deste blogue

A oportunidade

Shaktí* (XI)

Shaktí* (X)